Pedagogia e Pscicopedagogia

  • Pedagogia e Pscicopedagogia

    A Pedagogia juntamente com a Psicopedagogia propõem investigar as modalidades de aprendizagem e também a relação que o sujeito estabelece com a mesma.
    Pensar a psicopedagogia numa clinica Interdisciplinar requer uma prática diferenciada com relação às questões do aprender, ou seja, pensar não somente nos processos de aquisição do conhecimento, mas também na posição que o saber ocupa para a família e para a criança, o motivo pelo qual o “sujeito” está impedido de aprender. Ninguém faz uma escolha consciente de “não” aprender. Quando isso ocorre é porque algo está fazendo obstáculo, isto é, em face de sua constituição biopsíquica ou nos modos de sua produção no social.
    É função do especialista não só buscar o porquê do não aprender, mas também o quê e como o sujeito pode aprender. Além das produções puramente cognitivas, a psicopedagogia trabalha com as questões práticas do cotidiano garantindo a inserção da criança ou do adolescente no campo social.
    A interlocução com os pais e a escola é importante no sentido de investigar a origem do problema de aprendizagem, uma vez que a causa pode estar ligada à fatores internos ou externos à estrutura individual e a história familiar eou escolar.
    O trabalho pedagógico nos possibilita fazer uma interlocução significativa junto às escolas e a família em relação à metodologia e a proposta curricular. Também, permite desenvolver um trabalho global relativo a inclusão escolar da criança e/ou adolescente com necessidades especiais, criando estratégias facilitadoras para a adequação curricular, respeitando a singularidade de cada um.