Cepagia e a interdisciplinaridade (18 anos)

novembro 16, 2015

O termo especialista no contexto da formação acadêmica do psicólogo, bem como, das suas práticas profissionais, está dentro de um paradigma tradicional que reflete uma abordagem determinista através da dicotomia “mente-corpo” e que busca conhecimento aprofundado do funcionamento das partes do corpo, gerando intervenções fragmentadas. Em contrapartida, o termo interdisciplinar, refere-se ao profissional (seja psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo, etc.), que embora tenha uma formação específica, ou seja, que tem um determinado campo de atuação, busca na verdade a compreensão de indivíduos dentro de contextos mais amplos, flexibilizando e contextualizando sua prática.
A interdisciplinaridade faz com que o psicólogo não fique apenas num campo de atuação específico ou de sua especificidade, mas que possa oferecer através do diálogo, uma atuação conjunta com outros saberes, possibilitando uma construção de um “novo saber” sobre o sujeito. Participar de uma equipe interdisciplinar é articular demandas de vários campos de saber, bem como, trabalhar em rede o que implica uma comunicação constante.
Porém a que se entender que a interdisciplinaridade não significa perda da especificidade técnica do profissional. Ela envolve ações em comum, mas não nega as especificidades, pelo contrário, é no campo destas que ela se desenvolve. A exploração de cada especificidade é que permite a composição de um trabalho interdisciplinar de qualidade, pois é na troca de saberes e práticas que acontecem profundas alterações e transformações dos quadros e das posições éticas e políticas de cada profissional.

Texto escrito por Alexandre Ferraris.

Deixe uma resposta
Nossos ConvêniosA despatologização das transexualidades e travestilidades pelo olhar da Psicologia
All comments (1)
  • felipe
    11 de abril de 2017 at 22:44

    Oi pessoal Esse site é mesmo surpreendente, queria dar os parabéns pelo trabalho de vocês. Sempre é bom obter novos conhecimentos, obrigado ;)

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *