Metacognição como processo de aprendizagem

abril 19, 2015

METACOGNIÇÃO COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Aprender é diferente de compreender, pois provoca mudanças de comportamento, proporciona reflexão sobre o próprio fazer pedagógico e faz do aprender um prazer. As situações de aprendizagem demandam diversas estratégias para que seja viabilizado o aprender.O ensino aprendizagem é uma organização de procedimentos , com função clara que suscita o sujeito à realizações de tarefas .

A busca do saber fornece a compreensão de como obter motivação para a aprendizagem. A metacognição é a consciência de si próprio, conhecendo seu processo de aprender. Os aspectos conativos (de cognição) estimulam a confiança, a autoestima e o afeto “A metacognição é um processo de interação, em que os elementos principais são seus próprios processos de aprendizagem que basta o contato com a informação sem necessidade de interagir com ela.”

A teoria da metacognição contribui de forma efetiva para que educadores e educandos desenvolvam sua capacidades, motivacionais, criando condições para ampliar o desenvolvimento das competências intrísecas.

Compreender os determinantes da aprendizagem e da metacognição, leva o sujeito à autoaprendizagem, onde a autoconsciência e a busca da superação das limitações devem estar presente no ato de aprender. Ao aprendente cabe desenvolver a auto- observação para despertar suas competências até então adormecidas, superando seus receios e obstáculos.

 

(Artigo retirado da revista da Associação de psicopedagogia nº 95, 20140)

Deixe uma resposta
O menino que tinha medo de cavalosFesta Junina do Cepagia – 2015
All comments (1)
  • KELLY DOS SANTOS COUTINHO FERREIRA
    19 de junho de 2018 at 02:40

    Boa noite. Tenho um filho com síndrome de Asperger. EMANUEL ele tem 7 anos. Como posso fazer para ele poder ser atendido aí na Clínica de Vcs? Mto […] Read MoreBoa noite. Tenho um filho com síndrome de Asperger. EMANUEL ele tem 7 anos. Como posso fazer para ele poder ser atendido aí na Clínica de Vcs? Mto obrigada Read Less

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>