Projeto prevê a instalação de câmeras de vigilância dentro de escolas infantis

setembro 03, 2015

  • Projeto prevê a instalação de câmeras de vigilância dentro de escolas infantis

    Projeto prevê a instalação de câmeras de vigilância dentro de escolas infantis Um projeto em discussão no Congresso obriga todas as escolas de educação infantil a instalar câmeras para monitorar as crianças e professores.
  • Matéria publicada no Jornal Hoje
    Edição do dia 01/06/2010 11h58 – Atualizado em 01/06/2010 13h30

    PROJETO PREVÊ A INSTALAÇÃO DE CÂMERAS DE VIGILÂNCIA DENTRO DE ESCOLAS INFANTIS
    Um projeto em discussão no Congresso obriga todas as escolas de educação infantil a instalar câmeras para monitorar as crianças e professores.

    Viviane Costa
    Brasília

  • Uma escola em Brasília já usa sistema de monitoramento. As câmeras estão espalhadas pelos corredores e também nas áreas de recreação. De casa, pela internet, os pais acompanham o que acontece com os filhos, que, para Edgar ficam mais “cuidadosos” na hora de contar como foi o dia.

    “Agora eles têm medo de mentir. Falam a verdade com medo de serem observados”, diz Edgar Melo, pai.

    As salas de aula também são monitoradas, mas só a direção tem acesso a essas imagens, usadas apenas quando há confusão entre professores e alunos. “Nós teremos como elucidar com segurança o que aconteceu, quem é culpado, quem não é, e isso inibe muito esse tipo de ação”, explica Atef Aissame, diretor geral e professor.

    Outra escola valoriza, na aprendizagem, a vivência dos alunos. Por isso a palavra deles vale mais do que qualquer imagem. “Se você declara que tem uma monitoração, você tira essa naturalidade”, conta Julia Passarinho, diretora de escola.

    O neto de Marisa está na escola há dois anos. Ela prefere apostar no diálogo para construir uma relação de confiança. “Você já imaginou se começar a desconfiar de tudo, da palavra do seu filho, do seu marido… a sociedade rui”, afirma Marisa Macedo, avó.

    O projeto, que está na Câmara dos Deputados, obriga escolas particulares e públicas a instalar o sistema de monitoramento para crianças de até seis anos. O objetivo é coibir casos de violência na primeira infância.

    A psicopedagoga, Marli Campos e a psicóloga, Margaret Leivas debatem o assunto. Deixe você também sua opinião.

    Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/06/projeto-preve-instalacao-de-cameras-de-vigilancia-dentro-de-escolas-infantis.html

    Confira a reportagem no site do Jornal Hoje.

Deixe uma resposta
Artigo – Dissertação Saúde Mental Infanto-juvenilSíndrome do Ninho Vazio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>