Quem Somos

História
  • Bem vindo ao Cepagia

    Em 2015 completamos 18 anos, data simbólica e representativa de nossa identidade interdisciplinar, cuja história institucional iniciou em 1997, com a proposta de atender crianças e adolescentes com falhas nas estruturas psíquicas. Nessa trajetória, tendo uma vertente psicanalítica como ponto fundamental de intervenção, cada um de modo singular teve seu nome inscrito, bem como, fez sua marca no Cepagia.

  • Sabemos que a clínica com crianças e adolescentes envolve uma complexidade de conhecimentos e de especialistas e, nessa pluralidade inter-disciplinar agregamos uma diversidade teórica-clínica que possibilitasse articular olhares de vários profissionais com objetivo de descobrir um tratamento possível para cada singularidade que se apresentava. Com isso ou “por isso”, entendemos que o árduo trabalho, por mais de uma década, foi objetivando estabelecer transformações significantes na saúde mental dos nossos pacientes.

  • Ao longo dos anos a instituição acompanhou o crescimento de crianças e adolescentes, que de modo muito particular foram superando suas fragilidades e impedimentos, construindo uma forma de estar no mundo. Nós do Cepagia, acreditamos que existe algo para além de um diagnóstico e que a medida do ritmo da resposta que cada criança apresentava, éramos provocados a possibilitar uma inserção social, muitas vezes afetiva, com as famílias e principalmente, na medida do possível, fazer com que todos pudessem falar de seu próprio desejo.

    O Transtorno do Espectro Autista ocupou um lugar privilegiado no percurso do Cepagia, assim como, os demais transtornos mentais na infância (TDAH, Sindrome de Asperger, psicoses infantis)sempre foram objetos de estudos e discussões clínicas com o intuito de sustentar a ideia de que, de modo geral, os sintomas apresentados durante a infância, são passíveis de intervenções e até mesmo reversões.

    Por isso, agradecemos e reconhecemos a importância da parceria com as instituições e profissionais, cuja generosidade e profissionalismo permitiram ao Cepagia dar o melhor de sua clínica na tentativa de entender e esclarecer os processos de estruturação psíquica da primeira infância e um modo de viver melhor aos adolescentes.Em particular, agradecemos a confiança de cada família cujas presenças e empenhos possibilitaram escrever nossa história.

  • Conheça nosso Blog